26/NOV
TERÇA-FEIRA
14h-14h30
CERIMÔNIA DE ABERTURA
Boas-Vindas
MANIFESTO POR UM CINEMA AMAZÔNICO!
14h30 – 16h
MESA DE ABERTURA
Políticas públicas: os rumos do
audiovisual brasileiro
com Joelma Oliveira Gonzaga (SECRETARIA DO AUDIOVISUAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA)
PAulo Alcoforado (AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA) e
Maurício Xavier (COMITÊ GESTOR DO FUNDO SETORIAL DO AUDIOVISUAL)
Será traçado um breve panorama das políticas públicas para o audiovisual no Brasil, destacando as iniciativas da Secretaria do Audiovisual (SAv), Plano de Investimento 2024 e os principais desafios regulatórios enfrentados pelo setor. A discussão abordará o papel dessas ações no fortalecimento da produção nacional e na expansão de oportunidades para realizadores de audiovisual da CONNE, em especial a Região Norte.
JOELMA OLIVEIRA GONZAGA
SAv/MinC
Bio
É de Salvador/BA e estudou Artes, com foco em Cinema e Audiovisual. Há mais de uma década constrói uma sólida carreira como produtora executiva e criativa, com filmes premiados e exibidos nos principais festivais do mundo, como Cannes, Locarno e Festival do Rio. Nos últimos quatro anos, trabalhou como gestora executiva em projetos audiovisuais da produtora Maria Farinha Filmes, do Laboratório Fantasma e da Esquina Filmes, liderando equipes da etapa inicial até a finalização das produções. Na Aruac Filmes, atuou como coordenadora de produção e pós-produção. Joelma Gonzaga esteve à frente de importantes obras fílmicas nacionais, como O Enigma da Energia Escura, AmarElo – É Tudo para Ontem, o longa-metragem ficcional Regra 34, Doutor Gama e Breve Miragem de Sol. Integra o conselho fundador da União Nacional de Produtores Executivos, atuando ainda em diversas iniciativas de formação. Em 2022, coordenou, pelo Instituto Nicho 54, o programa Nicho Executiva, voltado à formação de produtoras-executivas negras para o audiovisual.
PAULO ALCOFORADO
ANCINE
Bio
É Diretor da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), no exercício de seu segundo mandato, tendo também exercido os cargos de Superintendente de Fomento e Secretário de Políticas de Financiamento da ANCINE e de Diretor da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Participou da implantação e coordenação executiva dos Programas DOCTV Brasil e DOCTV América Latina, tendo liderado a implantação do Programa DOCTV CPLP.
MAURÍCIO XAVIER
CGFSA
Bio
Formado em direito, economia e produtor cultural. Sócio-diretor da DPE Entretenimento Diretor do Gota Instituto de Defesa do Meio Ambiente Vice-presidente do SINAV – BA. Membro titular do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual Sócio-diretor da DPE Produções.
16h30-18h
MESA
Associações e coletivos em defesa do audiovisual
com Gabriel Pires (CONEXÃO AUDIOVISUAL CENTRO-OESTE, NORTE E NORDESTE),
Tatiana Carvalho Costa (ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO AUDIOVISUAL NEGRO),
HEVERSON BATISTA (FÓRUM DO AUDIOVISUAL DO AMAZONAS) e
rose farias (fÓRUM PERMANENTE DO AUDIOVISUAL DO ACRE)
Promove um debate sobre o cenário atual das políticas de audiovisual no Brasil, com foco nos desafios enfrentados em âmbito nacional e regional, ressaltando o papel fundamental dessas organizações na promoção, proteção e fortalecimento do setor.
GABRIEL PIRES
CONNE
Bio
Formado em Comunicação, com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura, pela FACOM/UFBA. Trabalhou no Escritório de Projetos do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, como Assessor Técnico. Parecerista em editais de audiovisual. Produtor Executivo de projetos documentais e ficcionais. Membro do Observatório do Audiovisual Baiano. Membro da diretoria da Conexão Audiovisual Centro Oeste, Norte e Nordeste. Associado da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia, tendo composto a diretoria entre os anos de 2017 e 2020. Membro do Conselho Superior de Cinema (Ministério da Cultura). Coordenador geral do NordesteLAB, mercado audiovisual que acontece em Salvador desde 2015.
TATIANA CARVALHO COSTA
APAN
Bio
Professora e curadora em Cinema e Audiovisual. Doutoranda no PPGCom/UFMG. Presidenta da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro – e integrante do FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro. Titular do Conselho Superior de Cinema. Docente no Centro Universitário UNA (BH/MG). Na UFMG, integra o grupo de pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero. Desde 2018, integra a equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes e é Diretora Artística do FIANb – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil. É co-autora dos livros “Olhares Contemporâneos” (2011), “Mulheres Comunicam: Mediações, Sociedade e Feminismos” (Ed. Letramento, 2016), “Cinema Brasileiro em resposta ao país” (ed. Universo Produção, 2022), “Un-Mapping the Global South” (Ed. Routledge, 2024), entre outros.
HEVERSON BATISTA
FAAM
Bio
Técnico de áudio há 20 anos, sócio da ABC e APAN, bastante presente no cenário local trabalhando em documentários, longas e curtas, dentre esses a honra de ter sido premiado no Festival de Cinema do Maranhão, Melhor Som na Mostra Brasil da 16ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB e Festival de Cinema da Amazônia Olhar do Norte com o Melhor Som.
ROSE FARIAS
FPAAC
Bio
Formada em Letras espanhol, Jornalista profissional, atuante na cultura desde 2000 no segmento do audiovisual e jornalismo cultural. Coordena a produtora independente Banzeiro Filmes desde 2020. É roteirista no desenvolvimento de roteiros para ficção e documentário e produtora e diretora criativa de narrativas cinematográficas. É membro da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) e da Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE). É também membro da Câmara Temática do Audiovisual no Conselho Municipal de Cultura de Rio Branco, desde 2005, do Conselho Estadual de Cultura do Segmento do Audiovisual e do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) Região Norte Sociedade Civil (2023 a 2025).