De 25 a 28 de novembro serão realizadas mesas, painéis, diálogos formativos, clínicas jurídicas e mais. A terceira edição do evento acontecerá em formato 100% online.

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do ‘Matapi – Mercado Audiovisual do Norte’, evento que busca reunir agentes e profissionais do audiovisual, estudantes e demais interessados em discutir e fomentar a cadeia produtiva do setor. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site www.matapimercadoaudiovisual.com.br até o dia 24/11 e o primeiro lote com preços promocionais pode ser adquirido até a próxima segunda-feira (2/11).

Neste ano o evento foca nos desafios, singularidades e formas de construção em conjunto do audiovisual na região amazônica, buscando entendê-lo de forma ampla a partir da diversidade, das desigualdades e dos desníveis de formação existentes entre os sete estados da região. 

“A gente quer fazer do Matapi este espaço de conexão, de crescimento em conjunto e de ação em rede entre os profissionais da região amazônica. Vamos olhar pra dentro das nossas realidades, dialogando com quem está produzindo este audiovisual na região, entendendo quais são as experiências diversas que são vividas entre os Estados e como podemos fortalecer essas alianças a fim de construir esse mercado audiovisual na Amazônia em uma perspectiva de rede e de ação revolucionária”, explica um dos realizadores do Matapi, Rodrigo Antonio.

Ampliando os debates, a programação do evento também conta com profissionais de outras regiões do Brasil e de seis países além do Brasil, entre eles Cuba, México, Espanha, Costa Rica, Bolívia e Peru. Os convidados participarão de diálogos sobre espaços de mercado e de desenvolvimento de projetos, além de estratégias de internacionalização de obras. 

“Priorizamos a experiência, os espaços e os estudos de caso da América Latina por entender que alguns desses países também enfrentam desafios e realidades de políticas públicas instáveis como a nossa”, ressalta Rodrigo. 

Entre os executivos que também já confirmaram presença na terceira edição do Mercado Audiovisual do Norte estão o Canal Brasil, responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com mais de 300 longas-metragens coproduzidos só nos últimos 10 anos; e a Endemol Shine Brasil, uma divisão da Endemol Shine North America, faz parte  da potência global de produção Endemol Shine Group que traz no catálogo sucessos mundiais,  incluindo títulos variados de ficção e não ficção como  “MasterChef”,  “Big  Brother”, “Survivor”, “The Kardashians”, “Wife Swap”, “Extreme Makeover”, ”Peaky Blinders”, “Versailles” e “Mr. Bean”.

O Matapi é uma realização da Leão do Norte Consultorias e Produções Audiovisuais e da Dabacuri Produções e conta com o patrocínio da Videocamp e apoio do Projeto Paradiso, Sebrae e CONNE.

Confira abaixo as atividades confirmadas (programação sujeita a alterações):

 

QUARTA-FEIRA (25.11)

10h às 11h30, ao vivo – Mesa “Espaços de Desenvolvimento de Projetos e a Formação de Cineastas Emergentes, com Ivette Liang (Nuevas Miradas – Cuba), Davi Baute (Miradasdoc – Espanha) e mediação de Fernando García (Talents Guadalajara – México)

13h às 13h05, gravado – Revisão das INS 125 e 150 da Ancine: Prestação de Contas, com Diego Medeiros (Sales e Medeiros Advogados)

15h às 16h, ao vivo – Papo de Mercado (em breve)

20h às 21h30 – Diálogo Formativo “O Lugar Do Fotógrafo No Audiovisual Brasileiro Contemporâneo”, com Matheus Rocha (Diretor de fotografia) e Valentina Ricardo (Fita Crepe Filmes)

QUINTA-FEIRA (26.11)

10h às 11h30, ao vivo –  Mesa “A Quem Interessa Um Cinema Identitário?”, com Kariny Martins (APAN), Bruno Ribeiro (Talento Paradiso), Bárbara Cunha (Talento Paradiso) e mediação de Rodrigo Antonio (Matapi)

13h às 13h05, gravado – Dicas Jurídicas “Cuidados Para Filmar na Amazônia), com Diego Medeiros (Sales e Medeiros Advogados)

15h às 16h, ao vivo – Painel “Papo de Mercado” (em breve)

17h às 18h30 – Reunião Sebrae “Encontro de Empresas Produtoras do Amazonas (em breve)

20h às 21h30, ao vivo – Diálogo Formativo “Os Filmes de Gênero no Brasil”, com Juliana Rojas (Roteirista e Diretora), Gabriela Almeida Amaral (Roteirista e Diretora) e  mediação de Susy Freitas (Cine Set)

 

SEXTA-FEIRA (27.11

11h às  12h30, ao vivo – Mesa “Laboratório de Projetos na Pan-Amazônia, com  Martín Albertengo (EsteLab – Peru), Viviana Saavedra (BoliviaLab – Bolívia) e mediação de Marcelo Cordero (Festival Pachamama – Brasil)

13h às 13h05, gravado –  Dicas Jurídicas “Direitos Patrimoniais de Autor e Registro: Como Defender Sua Ideia”, com Diego Medeiros (Sales e Medeiros Advogados)

15h às 16h, ao vivo – Painel “Papo de Mercado, com Endemol Shine Brasil e seus representantes, Juliana Algañaraz (CEO) e Eduardo Gaspar (VP de Criação).

17h às 18h40, gravado – Mesa “Expansão Foco Amazônia: Território, Identidade e Multiculturalidade, com Diego Sarmiento (Peru), Aldemar Matias (Brasil), Laura Mora (Colômbia), Juan Pablo Richter (Bolivia) e mediação de Rodrigo Antonio (Brasil)

20h às 21h30, ao vivo – Diálogo Formativo “O Produtor Executivo e as Estratégias de Internacionalização, com Julia Alves (Sancho & Punta),  Rodrigo Teixeira (RT Features) e mediação de Lidiana Reis (Panaceia Filmes)

SÁBADO (28.11)

10h às 11h30, ao vivo – O processo de Inserção e Internacionalização do Cinema Latinoamericano nos Grandes Circuitos de Festivais, com José Permar (Tardígrada Producciones – México), Karina Avellán Troz (Pacífica Grey – Costa Rica) e mediação de Aldemar Matias (Formiga de Fogo Filmes – Brasil)

12h às 12h05, gravado – Dicas Jurídicas “Contratos de Produção Audiovisual, com Diego Medeiros (Sales e Medeiros Advogados)

14h às 15h, ao vivo – Painel “Papo de Mercado com Canal Brasil”, com a representante Camila Lamha.

16h às 17h30, ao vivo – Masterclass “Formatos no Audiovisual”, com Larissa Ribeiro (CasaBarco Filmes – Brasil)

18h30 às 20h, ao vivo – Mesa de Encerramento “Trajetos do Audiovisual Nortista (em breve)

20h às 22h, ao vivo – Festa Matapi(Zona), com a DJ llluaninha 

Mais informações sobre o Matapi 2020 podem ser obtidas através das redes sociais do evento no Facebook (/matapimercadoaudiovisual) e no Instagram (@matapimercadoaudiovisual).