27/NOV
QUARTA-FEIRA
9h-10h
PAINEL
Coproduções internacionais e oportunidades para além do território
com clémentine mourão-ferreira (so-cle – frança)
A produtora compartilhará sua experiência em coproduções, apresentando brevemente os mecanismos de apoio à coprodução na França (CNC). O objetivo é ampliar horizontes e explorar alternativas para levar nossas histórias além de nossas fronteiras.
CLÉMENTINE MOURÃO-
FERREIRA
SO-CLE – FRANÇA
Bio
Após estudos de Literatura Clássica e Cinema na Universidade Sorbonne, em Paris, desempenhou funções de produtora executiva e, mais tarde, responsável financeira, em várias empresas de produção em Paris e Lisboa. Entre 2015 e 2019, foi adida audiovisual na Embaixada de França no México e, nesse âmbito, dirigiu “Le Cinéma IFAL”, sala de cinema aberta 7 dias por semana. Paralelamente, colaborou em várias publicações sobre cinema e foi programadora de curtas-metragens no Indielisboa. Tem sido júri em concursos de apoio à produção e distribuição cinematográficas para o Centro de Cinema francês (CNC), o Centro Mexicano de Cinema (IMCINE) e o Ministério de Desenvolvimento da Bolívia.
10h30-12h
MESA
Extrativismo cultural
com BETO OLIVEIRA (MARGEM DO RIO), ALANA MANCHINERI E LORENNA MONTENEGRO
Propõe um debate sobre os processos de produção cultural que frequentemente reeditam representações colonizadoras de nossas realidades e territórios, sequestrando subjetividades e narrativas locais. O objetivo é refletir sobre a Amazônia em primeira pessoa, valorizando o protagonismo de suas múltiplas vozes e reconhecendo a diversidade das Amazônias e de seus habitantes.
BETO OLIVEIRA
MARGEM DO RIO
Bio
É Amazonense, Artista Visual, Mestrando em Antropologia Social no PPGAS/UFAM, brincante das imagens e das palavras, é autor do projeto de visualidades Margem do Rio, onde traz narrativas marginais e contextos de vidas amazônidas. É também ativista nas causas socioambientais.
ALANA MANCHINERI
Bio
Pertence ao povo Manchineri, do estado do Acre na tríplice fronteira Brasil, Peru e Bolívia. Faz parte da comunicação da MATPHA – MANXINERUNE TSIHI PUKTE HAJENE, é acadêmica de jornalismo, bióloga e gestora ambiental. Ela também é comunicadora popular formada pela Universidade Pontifícia do Equador e faz parte de uma rede de comunicadores indígenas da Coiab.
LORENNA MONTENEGRO
Bio
Crítica de cinema, curadora, roteirista, jornalista cultural e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema, AIC-SP. Integra o Coletivo Elviras, a ABRA (Associação Brasileira dos Roteiristas Autores) e a Abraccine, além do +Mulheres do Audiovisual. Filiada ao FORCINE, é bacharel em Jornalismo, cursou Produção Audiovisual na PUCRS e tem especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual na Estácio de Sá. Ministra formações sobre história e crítica do cinema, roteiro e narrativa audiovisual, construção de personagens afirmativas, jornada da heroína e filmologia feminista. Coordena o Festival As Amazonas do Cinema.
14h-16h
MINICURSO
Produção e distribuição de filmes com potencial de impacto social
com michelle plascencia (impacta cine – MÉXICO)
O cinema documental é uma janela para nos confrontarmos com realidades complexas e diversas nos nossos territórios, ao mesmo tempo que tem o potencial de amplificar vozes, histórias e lutas sociais. Nesta sessão falaremos sobre as diferentes formas de ativar audiências, diversificar públicos, inovar espaços de exibição, acompanhando sempre os participantes e aliados estratégicos, através do planejamento e lançamento de uma campanha de impacto, como plano de distribuição alternativo com objetivos de incidência. A produção de uma campanha de impacto é uma oportunidade de atingir audiências chave fora das salas de cinema que possam motivar mudanças concretas, exemplo disso veremos no caso do documentário feminista mexicano “Ahora que estamos juntas” (Dir. Patricia Balderas, México, 2023)
MICHELLE PLASCENCIA
IMPACTA CINE – MÉXICO
Bio
Gestora cultural com experiência em produção e programação de festivais internacionais de cinema no México e nos Estados Unidos. Organizou o programa Good Pitch México como coordenadora de vinculação do DocsMX em 2020 e 2022. É cofundadora da Impacta Cine, um coletivo de cinema e impacto social no México com foco na concepção e implementação de campanhas de impacto, e também é coordenadora da rede internacional, GIPA, Global Impact Producers Alliance. Em fevereiro de 2022, concluiu o Programa de Liderança Criativa ministrado pela Goldsmith University e apresentado pelo British Council Mexico e atualmente faz parte do Rockwood Documentary Leaders Fellowship 2024.
16h30-17h30
PAINEL
Entretenimento de impacto e modelos
de produção
com BEATRIZ CRAVEIRO (MARIA FARINHA FILMES)
Será abordado o papel do entretenimento como uma poderosa ferramenta de transformação social. Ela discutirá como a Maria Farinha Filmes, uma empresa líder em entretenimento de impacto na América Latina, focada em criar histórias inspiradoras que emocionam e engajam grandes audiências, tem consolidado sua posição como referência, destacando produções que promovem reflexões e mudanças significativas na sociedade.
BEATRIZ CRAVEIRO
MARIA FARINHA FILMES
Bio
Graduada em Cinema, é apaixonada pelo poder transformador das histórias, dedicando sua trajetória profissional a projetos que inspiram uma sociedade mais diversa. Com oito anos de experiência como executiva de entretenimento, trabalhou no lançamento de mais de 25 títulos, com objetivo de estabelecer parcerias estratégicas com os players ideais para cada conteúdo. Atualmente seu foco é liderar parcerias para projetos em desenvolvimento, gerenciando um catálogo diversificado de 30 projetos, entre longas, séries, reality shows e documentários. Além do papel na área de desenvolvimento, também atua na estratégia de distribuição dos títulos. Ao longo da minha carreira, teve o privilégio de trabalhar em conjunto com grandes players da indústria, como Grupo Globo, Warner Bros Discovery, Netflix, Participant, Endemol Shine, entre outros.
17h-18h
ENCONTRO
Encontro estadual da APAN
com rafael ferreira
Este encontro reunirá os profissionais negros do estado do Amazonas para alinhamentos e proposições referentes às ações da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro.
19h
HAPPY HOUR