9h-10h30

MESA

A presença brasileira nos mercados internacionais

com RODRIGO RIBEYRO (cinema do brasil), Lucas Soussumi (brazilian content) E
karen k. hayashi (APEXbrasil)

A mesa deve refletir a riqueza e diversidade de sua produção cultural, enfrentando desafios como a competitividade global, a necessidade de maior visibilidade e o fortalecimento de políticas de incentivo. Serão apresentados os programas Brazilian Content e Cinema do Brasil, destacando iniciativas para fortalecer o conteúdo nacional no cenário global. A proposta inclui explorar o acesso a esses programas e compartilhar casos de sucesso de produtoras brasileiras no mercado internacional.

RODRIGO RIBEYRO

CINEMA DO BRASIL

Bio

É cineasta formado na Academia Internacional de Cinema de São Paulo e na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Como diretor, realizou seis curtas-metragens. “Cantareira”, sua primeira ficção, foi premiada na La Cinef do 74º Festival de Cannes e nos principais festivais do Brasil. Seu último curta “A Natureza” acaba de estrear no Festival do Rio 2024. Sua prática artística está em constante diálogo com a relação entre sociedade e natureza e a discussão do trabalho. Colabora também como Analista de Estratégia do programa Cinema do Brasil, iniciativa de internacionalização do cinema nacional apoiada pela Apex Brasil. Nesta função, atuou em diversos festivais internacionais como Cannes, Guadalajara, Locarno e San Sebastián.

LUCAS SOUSSUMI

BRAZILIAN CONTENT

Bio

Atua há mais de 15 anos no mercado audiovisual. É pós-graduado em Criação e Gestão de Empreendimentos Criativos pela Universidad Nacional de Córdoba e formado em Propaganda e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista na articulação com entidades nacionais e internacionais, tem experiência na criação e gestão de eventos de mercado e programas de capacitação. É curador de negócios e conteúdo da Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX), foi coordenador de pitching do RioContentMarket e do RioContentLab, e atualmente é gerente dos projetos nacionais da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI). Desde 2018, integra o Brazilian Content, promovendo a integração entre ações internacionais e nacionais, e, em 2021, assumiu a gerência executiva do programa. Em 2024, com a renovação do convênio entre a ApexBrasil e a BRAVI, passou a ser responsável pela gestão desse acordo, com foco em metas de negócios, articulações institucionais, criação de novas matrizes exportadoras e promoção internacional do audiovisual brasileiro, gerando oportunidades para empresas brasileiras.

KAREN K. HAYASHI

APEXBRASIL

Bio

Desde 2016 na ApexBrasil, atualmente é gestora de projetos de promoção comercial focados em economia criativa, já tendo passado pela área de inteligência de mercado. Tem mais de 15 anos de experiência em relações internacionais, tendo trabalhado em diversas entidades de classe e empresas privadas desenvolvendo projetos com foco em negócios internacionais. É formada em relações internacionais com pós-graduação em economia internacional.

10h30-18h

RODADAS DE NEGÓCIOS

Para empresas produtoras inscritas

distribuidoras: Olhar filmes, descoloniza filmes e embaúba filmes

CANAIS: STENNA GROUP, PRIME BOX BRAZIL, FASHION TV E BOX KIDS

STREAMINGS: SOMMOS AMAZÔNIA, CARDUME, BOX BRAZIL PLAY E MUVIEPLAY

PRODUTORA: MARIA FARINHA FILMES

PRODUTORAS INTERNACIONAIS: SO-CLE (FRANÇA), IMPACTA CINE (MÉXICO) E PRECIOSA MEDIA (COLÔMBIA) EM PARCERIA COM BRAZILIAN CONTENT E CINEMA DO BRASIL

18h-20h

AULA SHOW

A maquinaria na Amazônia

com REGINALDO TYSON (JUNGLE GRIP)

Reginaldo Tyson, fundador e Diretor Técnico da Jungle Grip, empresa líder em locação de equipamentos e serviços de maquinária e elétrica em Manaus, abordará as particularidades de filmar na Amazônia. Durante a apresentação, ele demonstrará ao vivo o processo de gripagem de um carro, destacando os desafios e soluções técnicas específicas da região.

REGINALDO TYSON

JUNGLE GRIP

Bio

É fundador e Diretor Técnico da Jungle Grip, empresa líder em locação de equipamentos e serviços de Maquinaria e Elétrica em Manaus. Com mais de 20 anos de carreira, possui vasta experiência como Diretor de Fotografia e Maquinista Chefe. Destaca-se por trabalhos como a minissérie “Dois Irmãos” e o telefilme “Pés de Peixe”, e nos longas-metragens indianos “Amazon Obhijaan” e “Professor Shonku”. Como DoP, foi premiado pela fotografia dos curtas “Jamary” e “Controle”.

A partir das

19h

Programação cultural