quem somos

O MATAPI – Mercado Audiovisual do Norte é realizado pelas produtoras amazonenses Dabacuri Projetos e Produções e Leão do Norte Consultorias e Produções Audiovisuais.

realizadores

LILIANE MAIA

LILIANE MAIA

É graduada em Produção Audiovisual pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), pós-graduada em Tradução Acessível/Audiodescrição e pós-graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual. Manauara, atuando há 30 anos na área da comunicação, foi Conselheira Municipal de Cultura pela cadeira do audiovisual (2017 a 2019), e diretora de produção da TV Cultura do Amazonas (2011 a 2017), onde entre outros programas assinou a produção executiva de três temporadas (78 episódios) do “Nova Amazônia”, série de documentários de 26 minutos exibidas em rede nacional pela TV Brasil e TV Cultura de SP. Dirigiu a série infantil “Blog da Mari”. Desenvolveu a série infantil “Guardiões do Tempo”, onde assina a direção e o longa-metragem de ficção “Batalhão dos Esquecidos”, como produtora executiva, ambos pelo PRODAV 04 (Lab de Desenvolvimento). Atualmente está co-dirigindo com Jorge Bodanzky o longa-metragem  documental “Um Cinema, Uma Vida: Amazônia Meio Século Depois”. Em 2017 fundou a Dabacuri Projetos e Produções, responsável pela produção executiva e acessibilidade das séries documentais “Amazônia Legal” e “Pa’Lante”, e está pré-produzindo a série “Entrando no Armário” em co-produção com a Arapy Produções.

clemilson farias

clemilson farias

É acreano, formado em Produção Audiovisual pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV) e sócio-diretor da Leão do Norte Consultorias e Produções Audiovisuais. De 2007 a 2010, trabalhou como assistente do Curso de Teatro e produtor executivo da Usina de Arte em Rio Branco/Acre. De 2014 a 2017, trabalhou como produtor Executivo do Escritório Regional Norte da Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas (PRODAV 08) em Manaus. Realizou produções de ficção e documentários, para TV e Cinema, entre eles “A Febre” (Brasil/França/Alemanha, 2019), “Monteirinho: Sanfoneiro da Floresta” (Acre, 2016), “Tenazas” (Cuba, 2013), “La Gran Aventura” (Cuba, 2013), “No Mesmo Barco: História de Águas” (Acre, 2013), “Entes da Floresta” (Acre, 2013), “Espejo Negro” (Cuba,2012). Recentemente fez a direção de produção do primeiro longa de ficção do Acre: “Noites Alienígenas”. Estão em finalização o curta “Passar Uma Chuva” e o telefilme “Montanha Dourada”, ambos do estado do Amapá, na qual assina a produção executiva.

RODRIGO ANTÔNIO

RODRIGO ANTÔNIO

É historiador e produtor audiovisual. Formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA); trabalhou como produtor e assistente de direção no Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da instituição. Foi representante da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV) no Júri Mezcal do 30º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México, 2015) e por essa instituição finalizou em 2015 seus estudos em Produção Audiovisual. Produziu curtas-metragens, de ficção e documentário, webséries, videoclipes, vídeos institucionais e documentários educacionais. Foi curador e produtor executivo do 11º Festival de Curtas-Metragens Cinefest Gato Preto (Vale do Paraíba, 2015). Em 2017 realizou a produção da série de ficção “Boto” em conjunto com a Artrupe Produções Artísticas da cidade de Manaus. Desenvolve estudos e projetos sobre produção de impacto social para documentários. É sócio-diretor na Leão do Norte Produções Audiovisuais na qual, atualmente, produz os primeiros longa-metragens “Daqui de Dentro” e “Aos 15, Tudo Vai Mudar”. Em paralelo, atua como professor do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA e é mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes da mesma instituição.

CARLOS BARBOSA

CARLOS BARBOSA

É natural de São Paulo, graduado em Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi e especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário Senac. De 2013 a 2015, atuou na produtora paulista Avoa Filmes, onde participou da produção de curtas e longas como “La Llamada” (2014), “Sem Você a Vida é uma Aventura” (2015), “Nova Dubai” (2014), “Sinfonia da Necrópole” (2014), “Banco Imobiliário” (2016) e “Fôlego” (2018). Em 2015, mudou-se para Manaus onde trabalhou como produtor no Escritório Regional Norte da Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas (PRODAV 08) até 2017. Produziu o episódio do Milton Hatoum na série “Viagem de Bolso” (2018) e o videoclipe “Chama o Cara de Índio” (2018), além de ser assistente de produção no longa “A Febre” (2019). Atualmente é sócio-diretor da Leão do Norte Consultorias e Produções Audiovisuais, onde assina a produção executiva do longa “Um Cinema, Uma Vida: Amazônia Meio Século Depois”, produzido pela 602 Filmes e o curta “Declare Seu Amor Delivery”, produzido pela Formiga de Fogo Filmes, ambos em produção.

HOME

Programação, datas, oficineiros, convidados, players e inscrições

BLOG

Todas as novidades sobre as edições do Matapi, você encontra aqui

EDIÇÕES ANTERIORES

Números, fotos e fatos sobre cada episódio do Matapi