As Amazônias Contadas em Primeira Pessoa

laboratório em andamento

02 de setembro a 25 de novembro

Acompanhe-nos!

O Lab Amazônias é um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais, com foco em narrativas amazônicas. Nesta primeira edição, estamos focando em seis projetos de longa-metragem de ficção de pessoas residentes na cidade de Manaus, visando o estímulo e a participação desses projetos em espaços de desenvolvimento e coprodução nacionais e internacionais.

Busca-se, através do laboratório, encontrar e desenvolver histórias que refletem a pluralidade cultural de nossa região, trazendo temáticas que envolvam questões étnicas, ambientais, sociais, de gênero, que valorizem saberes e tradições e que dialoguem com identidades, proporcionando uma diversidade de abordagens e que trazem reflexões importantes para a sociedade.

PROFESSORES

JAQUELINE SOUZA

Módulo I – Narrativo

Bio

JAQUELINE SOUZA – TERTÚLIA NARRATIVA

Roteirista e consultora. Foi roteirista da série original da Netflix Boca a Boca, indicada ao Prêmio ABRA de Melhor Roteiro de Série de Drama de 2020. Desenvolveu trabalhos de séries e longas com a Gullane Entretenimento, Lupa Filmes, Anonymous Content, o Núcleo Criativo “O gênero como espelho do real” e Amazon Studios. Fez consultoria de projetos em diversos laboratórios como Curitiba_Lab, Laboratório Griô da Mostra de Cinema Negro Brasileiro, PanoramaLab, FrapaLab, EmpoderadasLab, DIALAB, Sesc Argumenta e Cena15 da Escola Porto Iracema das Artes, no laboratório colombiano FilmaAfro, além de ser tutora da Incubadora de Roteiros do Projeto Paradiso desde 2023. Atuou como Executiva Criativa da Amazon Studios de 2020 até 2022. Cocriadora e roteirista da série Histórias Impossíveis, produção original da Rede Globo, lançada em 2023 e indicada ao Prêmio ABRA de Melhor Roteiro de Série de Drama de 2024. Seu roteiro de longa-metragem Íncubo foi contemplado no Edital Ruth de Souza, e terá direção de Renata Martins. Atualmente, é autora-roteirista da Rede Globo. É cofundadora da Tertúlia Narrativa.

VÂNIA LIMA

Módulo II – Captação/Financiamento

Bio

VÂNIA LIMA – TÊM DENDÊ PRODUÇÕES

Diretora, produtora e roteirista desde 1999. Iniciou a carreira na TV Aberta, no Grupo Bandeirantes de televisão, atuando a seguir no SBT – Bahia, TV Educativa da Bahia, emissoras onde criou e dirigiu atrações jornalísticas, musicais, ficcionais, coordenando diversos núcleos de trabalho. Como diretora atuou em mais de 30 projetos audiovisuais entre séries, curtas e filmes. Dentre os últimos, destacam-se os longas Cartas Para…  e Pontos de Força, as séries Memórias do Brasil 2ª e 3ª temporadas e Trindade Nordestina com estreias previstas para 2024-2025. Atualmente dirige a área de conteúdo do Grupo Têm Dendê, do qual é sócia fundadora, referência na produção audiovisual e gestão de propriedades intelectuais com uma cartela de mais de 50 títulos exibidos no Brasil, Costa Rica, EUA, Dinamarca e Panamá. No repositório de autores da Biblioteca Nacional se encontram 69 registros produzidos em sua autoria vinculados a cinema e televisão, nos gêneros documentário e ficção.

AMADEU ALBAN

Módulo III – Negocial

Bio

AMADEU ALBAN – MOVIOCA CONTENT

Roteirista, diretor, produtor e sócio diretor criativo da Movioca Content House. São 27 anos de realização audiovisual que somam mais de 1.000 horas de programas de TV para canais como TVE Bahia, TV Salvador, Rede Bahia, TV Globo, TV Futura, TV Brasil, Discovery, Arte1, E!, Lifetime, GNT Portugal, SBT, TV Aratu e Canal Brasil. São 2 webséries, 14 curtas, 6 médias e 8 longas, premiados em mais de 40 festivais no Brasil e no exterior. Juntamente com Paula Lice, é o criador do formato original Drag Me as a Queen, sucesso na TV Fechada do Brasil e América Latina pelo E! Entertainment Television, o formato também foi comercializado para ter sua versão holandesa produzida e estreada em julho de 2019 pelo canal BNNVARA, e a versão alemã pela TVNow/RTL.m, com estreia em junho de 2020. O formato foi finalista do TBI Content Innovation Awards 2019, na categoria Entertainment Format of the Year, concorrendo com BigBrother e Masterchef.

MENTORES

LEANDRO SANTOS

Módulo I – Narrativo

Bio

LEANDRO SANTOS – DIALAB

Roteirista, diretor e consultor de roteiros com formação na prestigiosa EICTV/Cuba. Tem atuado em projetos premiados em fundos como o Sundance Documentary e William Greaves, incluindo os filmes O Navio e o Mar, House of Hilton e Kakawa. É diretor da plataforma DiALAB, uma das principais plataformas de aceleração de projetos audiovisuais do Brasil. Seu mais recente trabalho como roteirista e diretor é a série Retrato Íntimo.

EMERSON DINDO

Módulo II – Captação/Financiamento

Bio

EMERSON DINDO – DIALAB

Cofundador da Portátil e DiALAB e lidera projetos em parceria com países como Nigéria, Moçambique e USA. Nos últimos anos, seus projetos receberam fundos importantes como Sundance Documentary (EUA), William Greaves (EUA) e Docubox East African (KEN). Dindo é diretor do filme Kakawa, produtor da série Retrato Íntimo e foi produtor executivo da série O Enigma da Energia Escura (Globo). Dirige a plataforma DiALAB, que realiza um dos principais programas de aceleração de projetos audiovisuais do Brasil.

LIDIANA REIS

Módulo III – Negocial

Bio

LIDIANA REIS – SAPI

Coordenadora do Mercado SAPI e idealizadora do Prêmio CORA. Roteirista e produtora sediada no centro do Brasil. Como produtora, tem em seu portfólio cinco longas-metragens que foram exibidos em renomados festivais, como Festival de Guadalajara, Festival de Berlim e Festival de Gramado. É mentora de projetos audiovisuais em desenvolvimento e idealizadora de iniciativas de formação audiovisual para crianças e adolescentes, como o Cine Arandu. É sócia da Sol a Pino Filmes, onde desenvolve narrativas centradas na mulher, como no seu primeiro longa documental Piedade Para Esta Terra Que me Sonega o Amor, e Solina, filme escrito e dirigido por Larissa Fernandes.

PALESTRANTES

SÉRGIO DE CARVALHO – foto

Módulo I – Narrativo

Bio

SÉRGIO DE CARVALHO

Sérgio de Carvalho é o diretor do longa-metragem “Noites Alienígenas”, que foi o grande vencedor do 50º Festival de Gramado, além de receber diversos prêmios em outros festivais. Formado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, mudou-se para o Acre, na Amazônia brasileira, há mais de 20 anos, onde fundou a Saci Filmes. Sua produtora é focada em produções que celebram e refletem a identidade amazônica e de seus povos. Dirigiu o longa documentário “Empate” e produziu o documentário “Bimi Shu Ikaya”, premiado como melhor filme no Fórum Doc de Belo Horizonte e no Festival do Cinema Livre em Brasília. É responsável pelas séries “Nokun Txai – Nossos Txais”, “O Olhar Que Vem de Dentro” e “Alimentando a Alma”. É também o idealizador e diretor artístico do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira desde 2010 e vem contribuindo com a produção de curta-metragens em animação, como “Awara Nane Putane – Uma História do Cipó” e “Saba”.

THIAGO BRIGLIA 

Módulo II – Captação/Financiamento

Bio

THIAGO BRIGLIA

Thiago Briglia é produtor executivo, roteirista e diretor. Jornalista por formação, tem mestrado em Comunicação Social e especialização técnica em direção cinematográfica. Fundador da Platô Filmes, atua no segmento cinematográfico amazônico desde 2005. Produtor dos longa-metragens  “Por onde anda Makunaíma?” (2020) – melhor filme do 53º Festival de Brasília e melhor documentário do 25º Inffinito Brazilian Film Festival (EUA) – e “Aqui en La Frontera”(2023), Seleção Oficial Mostra Ecofalantes e Festival do Rio.. Dirigiu e produziu diversos documentários e curtas de ficção com destaque para “Roraimeira”(2009) – Prêmio DocTV IV e “Rabiola” (2021) – Prêmios de Melhor Filme (público), Melhor Roteiro e Melhor Atuação (júri) no 4ª Festival Olhar do Norte (2022). É produtor executivo da “Mostra Picuá de Cinema e Literatura do Tepequém”, da Mostra “Tamoaki de Cinema” e coordena o “Núcleo Criativo Independente de Roteiristas de Roraima” da Escola Livre de Cinema e Comunicação da Amazônia (ECCA). Atua como vice-presidente na Associação Roraimense de Cinema (ARCINE) e como membro do Comitê Pró-Cultura de Roraima.

EVA PEREIRA

Módulo III – Negocial

Bio

EVA PEREIRA

Eva Pereira é roteirista, produtora e diretora, com mais de 20 anos de experiência no audiovisual. Em 2024, estreou em festivais internacionais com o longa “O Barulho da Noite”, que ganhou três prêmios no Inffinito Brazilian Film Festival em Miami, incluindo Melhor Direção e Melhor Filme.

Dentre seus trabalhos, estão: A série ”O Mistério de Nhemyrõ”, exibida pela TV Cultura e disponível na Prime Video. Em 2022, produziu e dirigiu dois episódios “Anavitória” e “Gloria Groove” para as séries “Minha Música, Minha Terra, e “A Música está Servida” da Disney Plus. Atualmente lidera a série “Amordaçadas” por meio de sua produtora, Cunhã Porã Filmes. Seu segundo longa, “Luziléia – O sertão em meus olhos”, está previsto para 2025.

PRÊMIO

Os participantes selecionades, durante o evento de mercado do Matapi, apresentarão os pitchings de seus projetos a uma banca de players e público geral e estarão concorrendo a um prêmio de internacionalização oferecido pelo Projeto Paradiso.

Conheça o Projeto Paradiso

PROJETOS PARTICIPANTES

@Cunhantã

A manauara Cláudia Souza, recém formada em ciências da computação, é pressionada por sua mãe a conseguir um emprego e presta concurso para perita na Polícia Federal. Ao descobrir dados reveladores sobre violência de gênero, onde os envolvidos são figuras importantes do país, ela desenvolve junto ao amigo virtual, José, uma plataforma aos moldes de Wikileaks para vazar as informações na internet.

SARAH PIMENTEL

Diretora e Roteirista

ARUÃ OIPASAM

Produtore

Belinho

Uma “poc” excessivamente sonhadora do interior do Amazonas vê a sua chance de virar artista quando a maior emissora do país faz uma audição em cada região do Brasil para revelar os protagonistas da próxima novela das nove.

ERIC LIMA

Diretor e Roteirista

TACIANO SOARES

Roteirista e Produtor

Coleção de Narizes

Dara é uma artista que trabalha duro fazendo entregas de bicicleta e animando festas infantis como palhaça. Após uma dessas festas, ela é atacada pelo serial killer conhecido como “esganador do domingo” e descobre que ele é, na verdade, uma doce senhora idosa. Ignorada pelas autoridades, Dara decide investigar por conta própria e descobre que a assassina, Dona Delfina, é uma respeitada dona de casa que caça artistas de rua. Delfina começa a intimidar Dara e seus amigos, mas Dara, fingindo medo, arma uma emboscada e consegue capturá-la, entregando-a às autoridades com provas dos seus crimes, incluindo uma coleção de narizes de palhaço e outros objetos das vítimas.

ISIS DE MANAUS

Roteirista

ÉBER PIRANGY

Diretore

DOMINIQUE JACI

Produtora

Omágua Kambeba

O filme apresenta três momentos históricos de uma família do povo indígena Omágua Kambeba: o período pré-colonial quando viviam em suas tradições, a resistência ao etnocídio de sua cultura nos séculos seguintes e como existem atualmente.

ADANILO

Diretor e Roteirista

ÍTALO BRUCE

Produtor

Serena Sereno

Após um ritual espiritual em sua aldeia, Yasi, uma indígena trans, é levado pelos espíritos para um lugar desconhecido, quando é então, acolhida por Dona Rosa em uma comunidade ribeirinha. Anos depois, ao retornar à sua aldeia devastada pelo desmatamento e pela corrupção, Yasi enfrenta um dilema: lutar para restaurar sua comunidade ou continuar sua luta ambiental a partir da cidade. A narrativa fragmentada revela sua jornada de transformação e ativismo.

MARIA DO RIO NEGRO

Diretora e Roteirista

DÉBORAH OLIVEIRA

Produtora

Superando Silvino Santos

Uma família (pai, filho e filha) lida com problemas pessoais e familiares enquanto delira sob a fumaça das queimadas na Manaus atual. Em paralelo, o cineasta Silvino Santos ressurge e se deprime com a tecnologia moderna, mas exalta o “progresso” da cidade. Com o fim da fumaça, o delírio coletivo acaba, e todos se esquecem do surto recente.

FRANCIS MADSON

Diretor e Roteirista

CÉSAR NOGUEIRA

Roteirista e Produtor